Clube Ilheense de Xadrez elege diretoria e realiza torneio

Iniciativa entusiasma amantes do xadrez na cidade
Secom

O Clube Ilheense de Xadrez reiniciou suas atividades com a realização de um torneio e a eleição da nova diretoria da entidade, no último sábado, dia 25, no Pontal Praia Hotel, quando também foi ratificada a escolha do nome de Newton Marcel de Almeida Sena para ser o vice-presidente da Federação Bahiana de Xadrez (FBX) na região sul do Estado. O novo presidente do CIX é o professor Itamar Bento do Nascimento que, assim como todos os demais membros da diretoria, teve seu nome aprovado por aclamação das mais de vinte pessoas presentes ao ato.

Provisoriamente, o CIX fará suas reuniões semanais aos sábados, a partir das 14h30min, no Pontal Praia Hotel, que está dando todo apoio ao processo de soerguimento do xadrez de Ilhéus. Como forma de atrair mais interessados, também aos sábados, logo após as reuniões, o CIX realizará torneios de xadrez rápido. O torneio de confraternização que marcou o reinicio das atividades do CIX, foi realizado no sistema suíço, com 16 minutos de reflexão, e o campeão foi Newton Sena, que obteve 4,5 pontos cinco disputados. O segundo colocado foi Edgar Santos, com 4, em 3º ficou Renato “Cobrinha”, com 3,5, Alberto Gomes (4º), Paixão Barbosa (5º), Manoel Messias (5º), Fred (6º) e Itamar (7º), todos com 3 pontos, seguindo-se até o 17º colocado, número total de participantes da competição, entre os quais estavam três garotos abaixo de dez anos de idade..

A nova direção do CIX ficou assim composta: Presidente – Itamar Bento do Nascimento; Vice-presidente - José Diógenes Câmara Alves (Major PM Câmara); 1º Secretário – Manoel Messias Souza Santos; 2º Secretário – Alisson Siqueira Santana; 1º Tesoureiro – Newton Marcel de Almeida Sena; 2º Tesoureiro – Alberto Gomes Bandeira; 1º Diretor Técnico – Daniel Malta Ribeiro; 2º diretor Técnico – Fábio Nilo; Conselho Fiscal: João Ferreira Brito, Edson Santos Vieira, Edgar dos Santos e Heribaldo Ferreira da Silva; Corpo jurídico: Vinicius Brillia e Silvana Rêgo.

Durante o processo de eleição e de realização do torneio, a direção do clube deflagrou uma campanha para filiação ao CIX e de venda dos bilhetes de uma rifa que está sendo realizada pela Federação Bahiana de Xadrez. Com o que for arrecadado na rifa (que sorteará, pela Loteria Federal, um jogo de peças Staunton no valor aproximado de R$ 450,00), a FBX vai bancar as despesas da Final do Campeonato Bahiano Absoluto de Xadrez, para o qual estão sendo reservadas seis vagas destinadas a enxadristas da Região Sul da Bahia.